quarta-feira, 31 de maio de 2017

Livro 20 Mil Léguas Submarinas

vamos fingir que meu dragão de madeira é um monstro marinho tá ;)

Nome: 20 Mil Léguas Submarinas
Autor: Júlio Verne
Editora: Bisordi
Ano/Páginas: 1870, edição de 1972/ 366 páginas
Sinopse: skoob
Nota: 😻😻😻😻

Olá pessoas da internet, tudo bem? Temos hoje mais um clássico aqui no blog, o 20 Mil Léguas Submarinas do Júlio Verne, ou o tio Júlio, como preferirem. Foi minha terceira leitura do mês e o encaixei em dois desafios literários, o do Café com Blog  na categoria Trabalho, temos dois cientistas, um "mordomo" e um pescador no livro; e no  Diminuindo a Pilha na categoria Mencionado em Outro Livro, o livro que o citou é Toda Luz Que Não Podemos Ver de Anthony Doerr. Dessa vez tirei várias fotinhas^^

20 Mil Léguas são relatos escritos no diário do cientista marinho francês Aronnax, de 1866 à 1867. Ele se encontra no Novo Mundo, EUA, quando pescadores e viajantes começam a avistar um monstro marino diferente de tudo até então descoberto. O mundo ficou alarmado, pois este ser destruía os navios. As comunicações entre os continentes estavam prejudicadas. Pensando nisso, concluíram que a morte do monstro era iminente! O capitão do navio Abraham Lincoln recruta Aronnax e Ned Land (o melhor arpoador do Canadá) para essa aventura... ou desventura. Conselho, fiel seguidor de prof. Aronnax não deixa de embarcar!



O último avistamento do monstro, que pensam ser um narval gigante (pra quem não sabe, narval é uma baleia com um arpão na cabeça, o unicórnio do mar hahaha), foi no oceano Pacífico e pra lá que vai o Abraham Lincoln. Lembrando que o canal do Panamá só foi inaugurado em 1914, então tiveram que contornar toda a América Latina! Depois de meses em alto mar, ser notícias da criatura e prestes a voltar aos EUA, eis que o narval gigante emerge na costa do Japão. Ambos batalham até que o mostro lhe dá um golpe que alguns dos tripulantes caem no mar, incluindo nosso protagonista e Conselho. Depois de muitas horas no mar, os dois são resgatados por Ned Land que também caiu no mar. Ned se encontra numa plataforma de metal flutuante. Ninguém mais, ninguém menos que a criatura!

O monstro na verdade é um submarino com forma muito parecida a de um narval, além das nadadeiras, ele tem também o arpão. Todos os 3 são recebidos pelo capitão Nemo, dono e engenheiro por trás do Nautilo, nome do submarino. Nemo lhes dá apenas uma opção, fazer parte da tripulação e nunca mais voltar a terra firme, assim ninguém, além dos tripulantes conhecerão os segredos no submarino. O capitão é um homem recluso que já não aguentava mais a humanidade. Se sentia completo estando no fundo do mar.

"- Tratava-se, então, de obter carne fresca para minha tripulação. Aqui, seria matar só pelo prazer de matar. Bem sei que êste é o privilégio reservado ao homem, mas não admito tais passatempos sangrentos. Destruindo as baleias austrais e os jubartes, sêres inofensivos e bons, os seus semelhantes, mestre Land, cometem ação censurável. Foi assim que já despovoaram a baía de Bafom e acabarão por destruir uma classe de animais úteis."



O Náutilo passou por todos os mares e oceanos, incluindo onde jamais outros homens estiveram. O fundo dos oceanos, o continente perdido de Atlântida e o gelo infinito o polo sul, chegaram aos centro do continente Antártico. Foram muitos meses de aventuras nos mares, num total de 20 mil léguas. Devorei o livro e a cada capítulo conhecia animais e um pouco mais sobre o misteriosos Nemo. Infelizmente, só tinha essa edição na biblioteca da cidade, tem até algumas páginas rasgadas e a capa é diferente da que tem no Skoob. Pra ser sincera, não torci por ninguém, não gostei nem gostei de nenhum personagem. Ao mesmo tempo que queria que ficassem no Nautilo eternamente, também queria que fossem libertados e os segredos postos em prática. Só não queria que o livro tivesse terminado. Queria poder imaginar mais os segredos do fundo mar! Até tem muitas coisas que não foram exploradas, como de onde vieram os tripulantes e principalmente o capitão Nemo. Um personagem extremamente complexo e que parecia ter uma história de vida muito interessante, mas que não sabemos quase nada a seu respeito.

Durante a leitura fui procurar mapas que mostrassem a trajetória do Nautilo, afinal, conheço muito pouco das ilhas do pacífico e eles ficam muito tempo por lá. Queria poder imaginar melhor e brincar com o livro. Achei o blog Mapa para 20 Mil Léguas Submarinas. Fiquei olhando os mapas por muito tempo. Enfim, espero que tenham gostado da resenha. Eu adorei o livro. Me digam aqui nos comentários se já leram algum do tio Júlio. Até a próxima o/









Acompanhe as redes sociais do blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário